QUINTA DA BELAVISTA
MORADIAS ANGEIRAS
MORADIA 2000
GUIFÕES
EDIFÍCIO ANGEIRAS
AZENHA DE CIMA
EDIFÍCIO AZINHEIRA
BARRANHA
MEIA PRAIA
CANELAS
CARRIÇAL
LEÇA DA PALMEIRA
BOUÇA
CUSTÓIAS
VISO
PONTE PEDRA
PRELADA
RIO MAU
QUINTA DO SOL
STA CRUZ DO BISPO
UCHA
FONTAÍNHAS
 
 
 

 




A Moradias de CustóiasUnião de Cooperativas de Habitação, UCRL, foi constituída em 22 de Junho de 2001, por iniciativa conjunta das cooperativas:
A nossa experiência de mais de um quarto de século de actividade no sector assegura os melhores resultados de qualidade cooperativa, em mais um projecto de intercooperação a concretizar em Matosinhos, «Capital do Movimento Cooperativo Habitacional».
O terreno, onde foi construído o empreendimento, localiza-se na freguesia de Custóias, concelho de Matosinhos, num espaço de transição entre a cidade e os espaços rurais que a envolvem, fazendo o limite da zona urbana com a zona suburbana do Metro a cerca de 100 metros da estação.
Com uma área de 18 500m2, uma configuração quase rectangular, um declive de 5% e delimitado a Sul e Nascente pela Travessa de Cândido dos Reis, a Norte pelo Bairro Salazar e a Poente pela linha de Metro, foi sempre um terreno agrícola, ocupado nos últimos anos por culturas de milho. Dada a sua caracterização como terreno de construção pelo PDM, optou-se por uma densidade inferior à permitida, numa ocupação exclusivamente dedicada a moradia unifamiliar.

O projecto adopta um conjunto de características que são determinantes para a qualidade residencial que se pretende assegurar:
1. Protecção em relação a atravessamentos viários que não sejam exclusivos dos moradores;
2. Separação do bairro Salazar pela extensão do eixo rodoviário que acompanha a via do Metro (limite Norte);
3. Separação da linha do Metro pelo eixo rodoviário que a acompanha bem como por um parque arborizado (limite Poente);
4. Separação dos futuros acessos à IP4 pelo lote de cedência para equipamentos (limite Nascente);
5. Maximização da área de logradouro, e sua total protecção, ao ser adoptada uma solução tipo quarteirão para a implantação das moradias;

Maximização da ventilação e iluminação natural dos compartimentos da moradia pela sua implantação longitudinal face aos acessos.
O empreendimento contempla um total de 60 moradias tipo T3 com meia cave (hall de entrada, garagem, lavandaria, arrumos e escada de acesso ao rés-do-chão), rés-do-chão (sala comum, cozinha, despensa, casa de banho de serviço e escada de acesso ao 1.º piso) e 1.º piso (3 quartos e duas casas de banho completas, uma delas integrada num dos quartos) e um logradouro (com barbecue). As áreas dos lotes de terreno variam entre os 99,19m2 e os 132,25m2.