QUINTA DA BELAVISTA
MORADIAS ANGEIRAS
MORADIA 2000
GUIFÕES
EDIFÍCIO ANGEIRAS
AZENHA DE CIMA
EDIFÍCIO AZINHEIRA
BARRANHA
MEIA PRAIA
CANELAS
CARRIÇAL
LEÇA DA PALMEIRA
BOUÇA
CUSTÓIAS
VISO
PONTE PEDRA
PRELADA
RIO MAU
QUINTA DO SOL
STA CRUZ DO BISPO
UCHA
FONTAÍNHAS
 
 
 

 


PRÉMIO INH / IHRU 2007

Certificado Ambiental Classe A

O Empreendimento da Ponte da Pedra 1ª Fase foi promovido pela Norbiceta – União de Cooperativas de Habitação U.C.R.L. Esta é formada pelas Cooperativas de Habitação Nortecoope, Sete Bicas e Ceta. A constituição da União visou, precisamente, a promoção deste Empreendimento, situado em Leça do Balio, Matosinhos.
A 1ª Fase do Empreendimento é constituída por 150 fogos, divididos em quatro blocos habitacionais. Contudo, o Empreendimento conta ainda com um ringue, uma delegação administrativa e um comércio, primando pela qualidade dos espaços exteriores de vias pedonais e zonas ajardinadas, que proporcionam a constituição de um verdadeiro núcleo de vizinhança. O Arquitecto que projectou o Empreendimento foi o Arquitecto Carlos Coelho, a empresa construtora foi a J. Gomes e a entidade financiadora a Caixa Geral de Depósitos. A 1ª Fase do Empreendimento de Ponte da Pedra deu motivos de ampla satisfação a todos os intervenientes, quer pelo campo polidesportivo, quer pelos amplos espaços exteriores, quer ainda pela Praça do Norte, pela Alameda Central e pela Praça a Sul.
2ª Fase é precisamente no intuito de exponenciar esta geratriz que surgem os dois edifícios da 2ª fase: lotes 7 e 8, situados na sequência do Empreendimento da 1ª Fase. Em relação ao 1º Edifício, ele foi executado elevado, de modo a que o piso térreo seja visualmente transparente, com um cenário verde no seu horizonte.
Em relação ao 2º Edifício, este fecha e protege os espaços verdes e de lazer centrais, desfrutando do belo alcance visual dos mesmos. No aspecto estético, foi mantida a filosofia de distribuição dos fogos por entradas como na 1ª fase, com dois apartamentos por piso, sendo cada piso servido por dois elevadores. O revestimento das fachadas é o resultado de um compromisso entre a solidez dos materiais, sua longevidade e baixo custo de manutenção, e a leveza das cores transmitida pelo tijolo maciço perfurado de tons muito claros.
Os acabamentos foram sensivelmente os mesmos da 1ª Fase, sendo a grande melhoria, e futura bandeira do Movimento Cooperativo Habitacional, a integração na construção de um conjunto de regras e sistemas designados como Habitação Sustentável. Esta segunda fase contempla 101 habitações sustentáveis (T2 e T3). Trata-se do primeiro Empreendimento habitacional cooperativo no nosso país a dar resposta mais ajustada a problemas tão fundamentais como o conforto e a qualidade de vida dos utentes dos fogos, a optimização energética dos edifícios e o seu impacte e a inserção ambiental e ecológica das construções tornando-as, assim, amigas do ambiente.
Esta postura, designada pelo termo "sustentabilidade", vai garantir um elevado padrão de conforto e, conjugado com a racionalização de materiais, vai possibilitar a redução do consumo energético, a diminuição de libertação de produtos e gases nocivos para o ambiente e a poupança e melhor utilização dos recursos naturais, como a água potável.
Integrado no – Habitação Sustentável na Europa, em conjunto com parceiros europeus e provenientes de Itália, França e Dinamarca, a segunda fase do Empreendimento Norbiceta – Ponte da Pedra foi rigorosamente construída de acordo com estes princípios, mediante estudos aprovados pelos consultores - especialistas do grupo SHE e controlado por representantes da União Europeia. Empreendimento de 9.216.160,00 €

Construção cooperativa a custos controlados aprovada e subsidiada pelo INH Modelo de Gestão do Empreendimento de acordo com as normas NP EN ISO 9001:2000 Controlo Técnico Externo (CPV) com emissão de Apólice de Seguro Decenal (Zurich)
Controlo de Higiene, Segurança e Saúde no estaleiro por entidade externa certificada (SOPSEC)
Inclusão das normas de Sustentabilidade na Habitação de acordo com o Projecto SHE
Projectista: Carlos Coelho Consultores, S.A.
Empresa Construtora: J. Gomes