A C.H.E. AS Sete Bicas foi fundada em 1975 com 250 membros, na freguesia da Senhora da Hora e cedo se distinguiu como uma das principais dinamizadoras do sector cooperativo no país.

Tem vários empreendimentos distribuídos pelos concelhos de Matosinhos, Porto, Gondomar e Penafiel (Habitação Cooperativa a Custos Controlados), e no Algarve, mais concretamente em Lagos (Habitação de Férias e Lazer).

Foi distinguida com a atribuição pelo Instituto Nacional de Habitação, agora Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, de 5 primeiros prémios de Promoção Habitacional Cooperativa em 1991 e 1992 às urbanizações do Carriçal e Azenha de Cima, em 2007 ao Empreendimento da Ponte da Pedra e Conjunto Habitacional da Bouça, respectivamente e em 2008 ao Conjunto Habitacional e Lar de Idosos de Guifões.

Encontra-se também envolvida em projectos de reabilitação urbana e de recuperação de edifícios.

A par da actividade promotora de habitação atrás referida, a Cooperativa desenvolve igualmente um conjunto de actividades voltadas para a cultura, lazer e desporto nas suas urbanizações através dos seus respectivos Clubes Recreativos, dotando-as de equipamentos para usufruto dos sócios, tais como ringues polivalentes, piscinas, ginásios, auditórios, entre outros. A gestão destes espaços desportivos e de lazer fica a cargo dos referidos Clubes Recreativos e Associações desportivas e culturais respectivas de cada empreendimento.

A pensar na melhoria da qualidade de vida dos seus associados, criou em 1985, na área do Apoio à Infância, o Jardim de Infância da urbanização do Carriçal, com capacidade para 44 crianças, actualmente integrado na Rede Nacional da Educação do Ensino Pré-Escolar.
Em 1989 criou também a Creche na urbanização da Barranha com cerca de 40 bebés.
Ambas as valências estão abertas à comunidade em geral, funcionando em horário alargado (7h30 às 19h00) ininterruptamente.
Esta área de apoio à infância é considerada fundamental na organização da Cooperativa, sendo continuamente actualizados os seus equipamentos de acordo com as novas necessidades e exigências, assim como dotados de novas estruturas (Parques Infantis, mobiliário), que respeitam, como não pode deixar de ser, as mais estritas normas de segurança.
Ao longo da já longa história da C.H.E As Sete Bicas, através, por um lado, do estabelecimento de elevados padrões de exigência - tanto no que diz respeito à gestão, como também na qualidade urbanística, aposta na construção sustentável e serviços adequados aos membros associados – como pela constante procura de valorização do património então existente, foi possível, a partir do entusiasmo primordial, concretizar o sonho da habitação para mais de três mil famílias.
Para tal, foram também essenciais os contactos institucionais estabelecidos, o intercâmbio de experiências e colaboração nos meios, que, no seu todo, visam a credibilização do sistema cooperativo como solução habitacional, a criação de melhores condições de intervenção e a defesa de uma política habitacional mais eficaz e justa.
Foi dentro deste espírito que foi implementado o Movimento Cooperativo Habitacional, no qual a C.H.E As Sete Bicas teve, desde o primeiro momento, um papel de referência, que culminou com a criação, em 1980, da FENACHE, a Federação Nacional de Cooperativas de Habitação Económica que é ainda, nos dias de hoje, a única estrutura representativa do sector a nível nacional.